Como eu defino os melhores temas da minha SIPAT?

Uma dúvida frequente que nossos clientes tem quando nos procuram é sobre como definir os temas para uma #SIPATMemorável, que vá de encontro com os objetivos da empresa e dos colaboradores. Então eu resolvi escrever um pouco mais sobre isso.

Nesse breve artigo você irá descobri três maneiras eficientes e inteligentes de definir os temas que mais farão diferença para sua empresa e seus colaboradores.

Basicamente os temas devem ir de encontro com o objetivo geral da SIPAT, mas esse não pode ser um fator limitante. Se você ainda não definiu o tema geral da sua SIPAT, sugiro fortemente que você baixe nosso e-book grátis "Os 7 passos para uma #SIPATMemorável" se cadastrando na pagina inicial desse site.

Depois de baixar, ler e definir o seu tema principal, agora é hora de decidir quais os temas trabalhados durante a SIPAT.

Para tanto, existem três principais formas de se escolher os temas e você pode usar as três:

- Observação

- Analise de dados

- Pesquisa

Calma que agora vamos explicar uma por uma.

Observação

A primeira é pela observação dos gerentes e líderes. Como eles estão em contato direto com a equipe, podem observar pontos que devem ser melhorados, como comunicação, gestão de relacionamentos, entre outros. Normalmente são escolhidos temas mais gerenciais e comportamentais.

Análise de dados

A segunda forma é através da análise de dados da segurança do trabalho ou RH. Por exemplo: foi verificado que nos últimos 12 meses tivemos afastamento por acidentes nas mãos. Analisando esse dado podemos definir uma palestra ou intervenção específica para cuidados e comportamento preventivo para acidentes na mão. Outro exemplo: O RH verificou que existem muitos afastamentos por stress. Analisando esses dados podemos definir uma palestra ou intervenção com o tema controle de stress, ou sobre qualidade de vida.

Bom, acho que você já entendeu né!? Desse modo você garante que os temas abordados vão de encontro com as necessidades reais da empresa.

Pesquisa

A terceira forma eficiente de escolher temas relevantes é realizar uma pesquisa interna com os colaboradores. Isso pode ser feito através de um formulário online (O Google Forms é grátis) ou pode ser feito de forma manual, listando os possíveis temas ou deixando aberto para que os próprios colaboradores deem sugestões de temas.

Ninguém melhor do que o próprio funcionário para falar quais são os pontos que precisam ser melhorados.

A pesquisa é uma excelente forma de engajar os colaboradores. Além de eles terem voz na escolha, também vão querer assistir os temas que eles mesmos propuseram.

Seguindo o que foi escrito tenho certeza que sua SIPAT terá os temas mais relevantes para a empresa e para os colaboradores.

Por hoje é isso. Se você gostou do artigo, tem alguma dúvida ou sugestão, deixe aqui seu comentário.

Um grande abraço.

André Sameshima - Equipe Qualitá SIPAT

#SIPAT #Temas #Planejamento