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Como conseguir a participação dos colaboradores na sua SIPAT.

Um problema recorrente nas SIPAT's é a falta de público. A falta de engajamento dos colaborares é algo frustrante para quem está organizando esse evento tão importante. Sempre escuto gente falando que organizou a SIPAT mas os colaboradores não apareceram. Desse modo, não adianta nada organizar um evento TOP se não tem ninguém para participar né!?

Nesse artigo você vai descobrir quais os três principais erros que as pessoas cometem na hora de gerar engajamento para a SIPAT e principalmente, o que fazer para que sua SIPAT seja um sucesso de público.

Vários fatores podem influenciar o número de colaboradores que sua SIPAT irá atingir, e aqui nós vamos nos concentrar nos três principais vilões que estão afastando seu público:

1- Falta de sincronia com os líderes e gestores;

2- Falta de comunicação e divulgação interna;

3- Falta de interesse dos colaboradores.

Deixa eu explicar cada um deles melhor...

1- Falta de sincronia com os líderes e gestores dos setores

Nós sabemos que as vezes é difícil parar a produção em determinados momentos e quando a produção não para, os colaboradores desse setor acabam perdendo as atividades da SIPAT.

Outro ponto importante é que qualquer valor investido na saúde, segurança, conhecimento e capacitação dos colabores é vantajosa e lucrativa para a empresa no longo prazo. No curto prazo pode ser que atrase a produção e tenha alguma perda, mas os ganhos no longo prazo são inquestionáveis.

Para evitar esse problema é preciso definir a data e horários da SIPAT juntamente com os líderes de setores. São eles quem vão falar quais são os melhores horários e se comprometerem em liberar seu pessoal. Aí você pode organizar o calendário da semana inteira com base nessas informações, garantindo que nenhum setor irá perder a atividade. Como isso foi definido com os líderes, não tem como eles não liberarem os colabores.

2- Falta de comunicação e divulgação interna

O segundo grande motivo que fazem os colaboradores não participam é porque eles não sabem bem ao certo quais os temas abordados, nem quando e nem onde vai acontecer na SIPAT. Quem organiza o evento acaba focando nas atividades em sí e acabam esquecendo de divulgar isso pro pessoal.

Para resolver isso é necessário realizar uma divulgação interna. Ela pode ser feita através de maneiras convencionais como flyers, comunicados na intranet, e-mail, edital ou pode ser realizado uma divulgação lúdica. As informações que não podem faltar são:

- Local, Data e hora

- Tipo de intervenção (teatro, palestra, jogos, etc...)

- Tema abordado

Um dos serviços que a Qualitá SIPAT oferece é a Divulgação Interna Criativa, onde são realizadas intervenções artísticas para informar aos colaboradores tudo o que vai acontecer na sua SIPAT, fazendo com que os mesmos se interessem e participem do evento.

Olha só como é importante divulgar bem as atividades para sua SIPAT ser um sucesso...

Sem contar que, como o ditado diz "a primeira impressão é a que fica", nada melhor que iniciar a SIPAT de maneira divertida e atraente. Esse é o primeiro passo para sua SIPAT ser um sucesso de público.

3- Falta de interesse dos colaboradores

O terceiro grande vilão que faz com que os colaboradores não participem da SIPAT é porque não se interessam pelos temas abordados.

Para evitar esse tipo de problema, sugiro fortemente que seja realizada uma pesquisa interna sobre quais os temas mais solicitados pelos colaborares, afinal de contas ninguém melhor do que eles próprios para escolherem os temas que mais os interessam.

Se você quiser se aprofundar mais em como escolher os melhores temas para sua SIPAT é só clicar aqui nesse link -> http://www.qualitasipat.com.br/single-post/2017/05/31/Como-eu-defino-os-melhores-temas-da-minha-SIPAT

DICA EXTRA!!!

Uma outra maneira de gerar engajamento é o sorteio de prêmios ou entrega de brindes para quem participar. Ao final de cada atividade da SIPAT os participantes assinam a lista de presença e concorrem a determinados prêmios. Assim quanto mais atividades ele participar, mais prêmios irá concorrer.

Eu sei que as vezes a verba disponível não é tão grande para conseguir comprar brindes e prêmios, então uma boa alternativa é conseguir eles com parceiros/fornecedores que tenham interesse em divulgar algo para os colaboradores.

Ótima idéia essa não!? rsrs

Aplicando essas dicas você aumenta muito o engajamento dos colaborares e já dá mais um passo para ter uma #SIPATMemorável.

Se você gostou, se foi útil pra você, ou se você tem alguma sugestão sobre o artigo ou sobre algum outro tema que você quer ver aqui, não esqueça de deixar seu comentário!

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Um grande abraço.

André Sameshima - Equipe Qualitá SIPAT

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