top of page

Palestras? Teatros? Jogos? Qual a melhor opção?

Olá,

Quando começamos a organizar uma SIPAT, sempre fica aquela dúvida: qual a ferramenta educacional que eu vou utilizar para abordar os temas que escolhi? (Se você ainda não sabe como definir os melhores temas para sua SIPAT, clique aqui)

Eu sei que muita gente tem essa dúvida, então hoje eu resolvi escrever sobre o assunto.

Então vamos lá!?

Primeiramente, existem 03 principais maneiras de abordar os temas:

  • Palestras

  • Teatros

  • Jogos

Vou falar a respeito de cada uma delas, quais suas principais características, seus prós, contras e quando essa é a melhor opção para sua SIPAT.

Palestras

Palestra é a maneira mais direta de passar conteúdo aos colaboradores. As palestras tem uma flexibilidade de temas e abordagens bem grandes, podendo abordar temas técnicos ou temas comportamentais. As Palestras Técnicas levam conhecimento ao colaborador, já as Palestras Impactantes (comportamentais) geram reflexão no colaborador e tem como principal objetivo a mudança comportamental positiva.

Essa é uma excelente opção quando a empresa tem disponibilidade de parar seus colaboradores por uma hora para assistir o palestrante.

As Palestras Técnicas tendem a ser mais em conta em relação as Palestra Impactantes, porém esses valores podem variar bastante. Caso a sua empresa não tenha um orçamento grande para a sua SIPAT, essas sem dúvidas são as melhores opções.

Olha só o que o pessoal acha das palestras.

Teatro

Desde os tempos da Grécia antiga os teatros eram utilizados para passar ensinamentos sociais à população, ou seja, já naquela época o teatro era utilizado como ferramenta educativa. Nesses teatros eram passadas informações de como as pessoas deveriam se comportar socialmente para que fosse um lugar mais justo e agradável de se viver.

Os teatros realizados nas empresas são do gênero de comédia, o que acaba tornando o teatro uma ferramenta lúdica, divertida e engraçada de passar o conhecimento aos colaboradores.

Em SIPAT´s, são utilizados dois tipos de intervenções teatrais, de acordo com a viabilidade e interesse de cada uma.

O primeiro tipo são Peças Teatrais com duração aproximada de 50 minutos. Essa apresentação acontece em um local fixo, com cenário e os colaboradores param o trabalho para assistir. Igual acontece em um teatro mesmo, com aquele formato tradicional.

A segunda opção são as Blits Teatrais. Nessa intervenção são apresentadas esquetes teatrais, ou seja, pequenas peças de até 15 minutos de duração onde os personagens vão até os postos de trabalho e fazem essa apresentação lá mesmo. Dessa forma itinerante, as apresentações acontecem nos setores das empresas, sem cenário, mas com muita interação com os participantes.

Essa é a opção ideal para empresas que não conseguem parar totalmente a produção, uma vez que tem duração máxima de 15 minutos e atende um setor de cada vez. Assim cada setor para só por um curto período de tempo e os colaboradores não precisam sair do local de trabalho.

O custo do teatro pode até ser um pouco maior que algumas de palestras (nem todas), mas o custo benefício é muito bom. Os colaboradores conseguem aprender o conteúdo dando muitas risadas e visualizando o seu próprio cotidiano. Então se você está disposto a investir mais nos seus colaboradores, o teatro é sua melhor opção.

Olha só o que o pessoal tem falado sobre teatro nas SIPAT's

Jogos

Desde que somos crianças, as brincadeiras tem um papel fundamental na nossa formação tando educacional quanto de aprendizagem. Conseguimos aprender conceitos técnicos e comportamentais através de jogos e brincadeiras. Na maioria das vezes nós nos tornamos adultos que pararam de brincar, pararam de se divertir com jogos e acabamos usando somente os meios formais para conseguir conhecimento. Mas chegamos a conclusão que isso não precisa ser assim!

Pensando nisso, desenvolvemos diversos jogos onde o colaborador aprende brincando. Esses jogos também podem ser abordados de duas maneiras diferentes.

A primeira opção são os Jogos Educacionais. Normalmente ficam posicionados onde tenha grande fluxo dos colaboradores, como na entrada ou saída dos refeitórios. Conforme os colaboradores vão passando, a equipe de recreadores convida e cativa o pessoal a participar dos jogos. Esses jogos tem duração de alguns minutos, então não interfere na produção ou no tempo de descanso dos participantes.

Depois do colaborador participar de cada jogo nós passamos o conceito da brincadeira e fazemos algumas perguntas do tipo: O que você aprendeu com essa brincadeira? Como ela se relaciona com seu trabalho? Como você pode usar o que aprendeu na sua vida?... Essas perguntas são pensadas para gerar uma reflexão profunda sobre o tema, tudo de maneira ativa, lúdica e divertida.

A segunda opção são Grandes Gincanas ou Caça ao Tesouro. Esses jogos podem durar uma hora ou uma semana inteira, de acordo com a disponibilidade e interesse da empresa, já que também precisaria parar a produção para todos participarem. Nesse tipo de jogo é trabalhado principalmente temas comportamentais que vão influenciar diretamente na vida dos colaboradores como por exemplo aspectos da comunicação pessoal, relacionamento, liderança e trabalho em equipe.

Nas Gincanas também podem envolver uma contribuição social com arrecadação de alimentos/roupas para doação a uma instituição de caridade escolhida pela empresa. Já com o caça ao tesouro, a história é mais elaborada, o que acaba cativando mais a participação dos colaboradores e "camuflando" ainda mais a parte educacional, ou seja, eles aprendem sem saber que estão aprendendo.

Igualmente aos jogos rápidos, após a atividade são realizadas perguntas reflexivas e é passado o conceito que foi trabalhado em cada atividade, trazendo à consciência dos participantes.

O maior benefício de usar jogos é que os colaboradores aprendem se divertindo. É um serviço muito flexível quanto a duração e pode ser feito em diversos ambientes. Nós da Qualitá SIPAT já criamos diversos jogos com vários temas diferentes como importância da atenção, segurança no transito, importância dos EPI's, meio ambiente, criatividade, trabalho em equipe, entre outros, e estamos preparados para desenvolver jogos de acordo com o tema que você escolher.

Da só uma olhada em alguns jogos realizados nos nossos clientes:

Com essas informações você já conseguirá definir qual a melhor forma de passar o conteúdo, de acordo com a disponibilidade de tempo e dinheiro a ser investido na sua SIPAT.

Se ficou alguma dúvida, pergunta, sugestão, ou se apenas quer dizer o que achou do artigo, deixa seu comentário aqui embaixo! (=

Um grande abraço.

André Sameshima - Equipe Qualitá SIPAT

bottom of page